Criatividade, Educação e Arte

 “Não é possível uma educação intelectual, formal ou informal, de elite ou popular, sem Arte, porque é impossível o desenvolvimento integral da inteligência sem o desenvolvimento do pensamento divergente, do pensamento visual (...) que caracteriza a Arte”.

Ana Mae Barbosa 

Fonte da Imagem: freeimages.com

 

A arte contribui para ampliar a percepção do ser humano em relação ao mundo e ao meio que o cerca, submetendo-o a ângulos de visão aos quais não estão acostumados.

Ao ampliar a percepção é possível perceber que não precisamos deixar o que estamos fazendo para enxergar as coisas de forma mais abrangente, basta que olhemos o que estamos fazendo de forma diferente, e o que há de diferente dentro da forma comum.

Exemplo disto é a dicotomia entre Ciência e Arte, que ainda é um paradigma vigente em quase todos os campos do conhecimento humano, até mesmo no educacional, dividindo-o nas áreas de exatas, humanas, biológicas... olhando-as de forma separada e diferente e não semelhante e complementar.

Há profundas relações entre uma e outra que raramente são trabalhadas, mas deveriam sê-lo, pois a maneira como se apresenta a visão de mundo através da ciência dos dias de hoje, pede que o homem construa novas formas de sentir, pensar e agir que possibilitem a construção de novas maneiras de ensinar e aprender. 

Trabalhar a Ciência sem a Arte ou a Arte sem a Ciência é desprezar uma parcela da criatividade, portanto se faz necessário a observação e o estudo do ser humano como um todo, visto que o homem e o meio onde ele vive formam um grande organismo interdependente.

Por esses motivos a integração dos hemisférios cerebrais, a complementação entre Arte e Ciência e uma visão holística destes conjuntos são mais do que necessárias, são fundamentais. 

No fazer artístico surge o espaço, o tempo, o sensível, a emoção... e o pensamento se amplia pois se torna ação experienciada e não somente processo racional. As emoções participam da racionalidade através do corpo, é possível, portanto, através da Arte e da Criatividade, reatar a ligação entre sujeito e objeto, mente e matéria, qualidade e quantidade, sentimento e razão, liberdade e determinismo. 

Utilizar a Arte e a Ciência, forças complementares e compensadoras, a serviço da educação e formar por meio delas verdadeiros homens integrais, é uma ideia ousada e criadora que só pode amadurecer na mente daqueles que se dispuserem a ir além dos paradigmas. 

 

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